A importância da Inteligência Comercial em seu negócio

Ilana Teixeira

Ilana Teixeira

Analista de conteúdo

A Inteligência comercial é um processo que está sendo adotado por muitas empresas em seu modelo de negócio. Em nosso cenário atual onde existe um mercado bastante competitivo, em que as empresas têm o grande desafio de se reinventar e se deslocar da concorrência, é essencial trabalhar com processos maduros e estruturados alinhados ao seu plano de negócio. Dentro deste conceito, você pode aplicar a inteligência comercial em todos seus processos para assim garantir que seus objetivos sejam alcançados.

 O que é Inteligência comercial? Quais processos posso aplicar em meu negócio?

A Inteligência comercial nada mais é que uma inteligência de mercado e competitiva que te traz informações relevantes para tomada de decisões e estruturação de negócio. Pode-se entender como um procedimento de estratégias que aplicadas ao seu negócio, te ajudam a melhorar seu desempenho, análise de informações e assim se deslocar da concorrência.

É comum empresas não adotarem este processo antes mesmo da entrada de projetos. Porque além de analisar dados e informações para prever riscos, antecipar tendências e oportunidades, a inteligência se destaca na estruturação do seu time de vendas. É essencial existir no DNA da sua empresa metodologias e métricas que analisem o desempenho do seu time seja ele de Inside Sales ou Field Sales. Uma vez que sua equipe é qualificada e compreende todo o processo de inteligência, é natural o aumento de sua performance e percepção de mercado.

Mas garantir que o planejamento realizado com a inteligência comercial seja útil para uma organização é um dos desafios mais comuns. Deixamos aqui um Check List que você pode entender quais desses processos são aplicáveis em uma empresa e o porque eles são importantes. 

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